Patrimonio Histórico

  • Patrimonio Histórico

Local: São João do Polêsine


Valorização do Patrimônio Histórico e Gestão Documental: presença da UFSM no município polesinense

Na última semana estiveram no município de São João do Polêsine, quando foram recebidos pela Prefeita Municipal Valserina Maria Bulegon Gassen e pela Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Maria Claci Bortolotto, o Diretor do Departamento de Documentação do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, Professor, Ms. Jorge Alberto Soares Cruz, juntamente com acadêmicas dos Cursos de História e Arquivologia para tratar sobre as próximas ações do Programa de Preservação, Valorização e Divulgação do Patrimônio Histórico do município.

O programa que tem por objetivo propiciar ações conjuntas de extensão universitária das áreas de História e Arquivologia, a partir de um trabalho integrado com a comunidade, visa colaborar efetivamente com a valorização do patrimônio histórico e da memória do município de São João do Polêsine.

A primeira meta é a preservação da memória e do patrimônio histórico documental do município através da criação de um sistema de arquivo municipal. A segunda, é a produção de uma síntese histórica sobre a história local a partir do processo de emancipação municipal.

A preservação documental é fundamental na formação de um cidadão e um arquivo organizado permitirá uma gestão mais eficiente além de servir de fonte de pesquisa histórica para alunos e professores.

Várias reuniões de trabalho aconteceram durante o ano de 2015 e terão sequencia no ano de 2016, com apoio da Prefeitura Municipal que entende ser a Educação Patrimonial um aspecto relevante a ser desenvolvido no município.

Sociais

Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e com os nossos Termos de Serviço

© 2015 São João Fm - Todos os direitos reservados.